25 abril 2006


Educação Social - Um Desafio para o Século XXI

Uma intervenção social corajosa e eficaz pasa pela inovação, pela mudança, por novos projectos, novas práticas e políticas educativas.
É urgente e indispensável estabelecer prioridades, escolher metodologias, valorizar experiências bem sucedidas, aproveitar saberes adquiridos. A rápida transformação das sociedades, a velocidade de comunicação e as novas tecnologias obrigam-nos a reflectir sobre o que desejamos para vivermos melhor e mais felizes.
educar para a cidadania, para a democracia, para a justiça e para a paz, são objectivos que queremos atingir. Temos valores a defender, como os direitos do Homem, que passam pelo desenvolvimento e pela formação pessoal e social. Há regras a respeitar, como os interesses das maiorias, mas também os que são em menor número têm que ser considerados. Importa encontrar consensos por via de uma argumentação racional.
Os modelos de socialização passam por profissionais a quem se exige sabedoria, iniciativa, paciência, atenção e disponibilidade.
O educador social deverá ser um dinamizador de grupos capaz de lidar com os afectos, as emoções, as angústias, os êxitos e as desilusões das pessoas. Terá que ser um impulsionador das mudanças e da rentabilização dos recursos humanos e dos equipamentos a nível local e regional.
O educador social poderá ser um bom interlocutor ou um mediador preferencial em assuntos de interesse colectivo. As áreas de intervenção do educador social são muito vastas: saúde, infância, juventude, educação escolar, autarquias, justiça, reeducação, etc... Uma profissão com futuro, sem dúvida!
A estes técnicos pede-se empenhamento, dedicação, criatividade e muita coragem. terão que saber ouvir com atenção, serem intervenientes e tolerantes.
Terão de saber SONHAR como o poeta:
O mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos de uma criança.
Maria da Conceição Dias Leite Freitas dos Santos

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