06 março 2006

Definição de Educação Social

Do ponto de vista histórico, a Educação Social remonta ao século XVI, mas na prática aparece relativamente na época moderna, e não possui uma definição clara. Segue-se uma das definições possiveis:

Direito de cidadania que se concretiza no reconhecimento de uma profissão de carácter pedagógico, geradora de contextos educativos e acções mediadoras e formativas, que são âmbito de competência profissional do educador social, possibilitando:

  • A incorporação do sujeito da educação na diversidade das redes sociais, entendida como o desenvolvimento da sociabilidade e circulação social;
  • A promoção cultural e social, entendida como abertura a novas possibilidades de aquisição de bens culturais, que ampliem as perpectivas educativas, laborais, de ócio e participação social.

Segundo Álvarez Núñez, o educador social deveria reunir as seguintes qualidades:

  • Equilibrio e maturidade psíquica, para saber encarar positivamente as dificuldades e pressões que o trabalho com grupos pode originar.
  • Confiança nas capacidades do grupo e dos seus membros para fazer frente aos seus próprios conflitos.
  • Flexibilidade mental e emotiva: permite contemplar todas as situações grupais de todos os pontos de vista possiveís, assim como analisar as causas e consequências de tomar decisões a respeito.
  • Sentido de abertura. Tolerância e disponibilidade face aos outros, face aos sentimentos, opiniões e ideias, tentando sempre evitar formar juízos a partir da sua percepção da realidade e facilitando um clima de confiança mútua e apoio entre todos os membros do grupo.
  • Competência interpessoal: que implicaria capacidade para cumunicar de forma adequada, tanto verbal como não verbalmente, dependendo do papel que tenha nessa tarefa de comunicar com o outro, isto é, emissor ou receptor.

Âmbitos de actuação do Educador Social

As áreas prioritárias para as quais se pode encaminhar o curriculo de um licenciado em Educação Social são os seguintes:

  • Pedagogia do tempo livre.
  • Formação de adultos.
  • Intervenção socioeducativa em situações de marginalidade.Educação e animação da terceira idade.
  • Educação ambiental.
  • Animação sociocultural.

As saídas profissionais são:

  • Trabalho em equipas multiprofissionais.
  • Animador sociocultural em centros e casas de cultura ou entidades culturais e sociais em geral.
  • Trabalho na administração pública, em áreas de juventude, cultura, ensino e bem-estar social.
  • O educador ou animador em meio aberto.
  • Director ou educador em centros de menores.
  • Organizador de actividades culturais de animação ou educativas nas prisões.
  • Animador sociocultural em lares e centros de dia para idosos.
  • Animador de actividades extracurriculares.
  • Programador de prevenção da marginalização e intervenção em problemáticas sociofamiliares.
  • Trabalho em equipas de protecção à infância e adolescência em risco.
  • Trabalho no âmbito da justiça com menores.
  • Intervenção educativa com toxicodependentes e outras problemáticasde saúde.
  • Turismo juvenil e turismo social e cultural.
  • Programas de formação ocupacional e de transição para a vida activa.

in http://www.eduso.net/

http://www.educacion-social.com/

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